OAB diz que acionará tribunais internacionais se Zanin mantiver ordem de lacrar celulares em julgamentos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou que poderá recorrer a tribunais internacionais de direitos humanos caso o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mantenha a ordem de lacrar celulares de advogados e jornalistas durante julgamentos relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e outros processos semelhantes.

Em resposta, a OAB orientou que advogados boicotem futuras sessões caso a decisão se repita. Para o presidente da entidade, Beto Simonetti, a prática representa uma violação das prerrogativas da advocacia. Ele comparou a situação à atuação do próprio Zanin, quando ainda era advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juristas veem na medida uma restrição indevida ao exercício da profissão e à liberdade de imprensa. Simonetti ressaltou que a entidade atua em defesa das prerrogativas dos profissionais do direito e reforçou que elas não podem ser retiradas de forma arbitrária. Ele lembrou ainda que a decisão de acionar órgãos internacionais está alinhada com o mesmo posicionamento adotado quando Zanin, então advogado do presidente Lula da Silva, passou por situação semelhante. “Na oportunidade, a OAB lhe deu todo o apoio necessário”, disse.

A medida adotada por Zanin no dia 22 de abril, durante sessão da Primeira Turma do STF sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado “núcleo 2” da suposta tentativa de golpe, foi classificada pela OAB como arbitrária. Na ocasião, todos os presentes na Corte foram obrigados a entregar os aparelhos, que foram lacrados em sacos plásticos pela equipe do tribunal.

Leia também:

Defesa de Bolsonaro quer suspeição Dino e Zanin em denúncia por tentativa de golpe

Veja quem são os ministros do STF que irão julgar a denúncia da PGR contra Bolsonaro 

O post OAB diz que acionará tribunais internacionais se Zanin mantiver ordem de lacrar celulares em julgamentos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.