A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi a campeã na premiação nacional da 14ª Feira de Cases da Redes Wegov, um dos eventos mais relevantes do país na apresentação de projetos em tecnologias da informação e comunicação que se propõem a aproximar instituições públicas dos cidadãos. O ‘Alepinha Literária’, uma coletânea de livros infantis cuja iniciativa tem como objetivo traduzir a cidadania e os temas discutidos pelos deputados estaduais, de maneira lúdica, tirou o primeiro lugar no encontro da Wegov que ocorreu ontem, em Florianópolis, Santa Catarina. O projeto competiu com iniciativas de órgãos públicos de todo o país.
Idealizada pela jornalista da Alepe, Carly Falcão, a coletânea “Alepinha Literária” foi lançada pela Superintendência de Comunicação da Assembleia em 2023, durante a Bienal Internacional do Livro, em Olinda. Direcionada a crianças de 0 a 6 anos, a primeira edição, intitulada “Quem Mora no Palácio Azul”, busca despertar no público infantil, de forma lúdica, o entendimento do que faz um deputado, além das noções de empoderamento e representatividade. “Os Donos do Parquinho”, segunda obra do selo, desperta nas crianças a importância de preservar e compartilhar os espaços públicos, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos e traz noções de gentileza e cidadania.
Já a terceira edição, “Cheia de Direito”, é direcionada ao combate do trabalho infantil e foi realizado em parceria com diversas entidades como o Ministério Público Estadual (MPPE), Tribunal da Justiça de PE (TJPE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Movimento Pró-Criança. As publicações são ilustradas pela designer Lara Morgado.
“Essa premiação nacional traz muita satisfação. Não somente no âmbito pessoal, mas enquanto profissional, escritora, mãe, servidora pública. Acreditamos que o ‘Alepinha Literária’ pode crescer muito mais e esperamos que esse prêmio possa sensibilizar outros órgãos públicos a elaborar projetos semelhantes”, comemorou a jornalista Carly Falcão.