PIB dos Estados Unidos recua nos primeiros 100 dias de governo Trump

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos recuou 0,3% em taxa anualizada no primeiro trimestre. Nos últimos três meses de 2024, o PIB do país cresceu 2,4%, de acordo com dados preliminares do Departamento de Comércio dos EUA.

A taxa anualizada aponta como a economia cresceria em um ano se o ritmo for mantido. A medida é utilizada para facilitar a comparação com o crescimento de outros períodos.

O resultado do PIB contraria as primeiras expectativas dos analistas, que previam uma alta de 0,3% para o período. A queda foi puxada por uma grande quantidade de bens importados por empresas que queriam evitar custos mais altos por conta das tarifas impostas por Trump.

De acordo com indicador, as importações aumentaram 41,3%, o maior crescimento desde o terceiro trimestre de 2020. Isso anulou o aumento das exportações e gerou déficit comercial, que reduziou o PIB em 4,83%.

Além disso, a economia foi pressionada por uma queda nos gastos do governo federal. A queda está ligada aos cortes agressivos do governo Trump, que resultaram em demissões em massa e fechamento de programas.

De acordo com o Censo do Departamento de Comércio dos EUA, houve déficit comercial em março à medida que as empresas intensificaram os esforços para comprar mercadorias do exterior antes que as tarifas de Trump passem a valer.

Leia também

Em 100 dias de governo, Trump perde apoio da população na economia

O post PIB dos Estados Unidos recua nos primeiros 100 dias de governo Trump apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.