Detran suspende 328 autoescolas de Goiás por irregularidades e processos ficarão pausados; veja lista

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) suspendeu por 30 dias 328 autoescolas de Goiás por descumprimento de normas previstas na legislação. A autarquia aplicou a menor punição aos Centros de Formação de Condutores (CFC), já que as irregularidades apuradas (graves e gravíssimas) são passíveis de suspensão porá até 90 dias. Durante o período de suspensão, o prazo dos procesoss abertos nas autoescolas punidas deixarão de correr.

Ao Jornal Opção, o presidente do Detran, Waldir Soares, afirmou que os processos contra as autoescolas ocorrem desde 2021. “Os trâmites começaram em 2021, antes mesmo da minha gestão. Os motivos são diversos, como falta de veículos, falta de diretores entre outros, já que cada autoescola tem um perfil”, disse.

Além das irregularidades citadas, autoescolas foram suspensas por condutas como falhas no controle de frequência dos alunos, inadequações em avaliações médicas e psicológicas, além de CFCs com credenciamento vencido há mais de 90 dias; outros sem qualquer movimentação na abertura de processos de habilitação; CFCs sem registro de diretor-geral ou diretor de ensino; e até empresas que não tinham uma motocicleta e dois carros, o mínimo exigido para a aplicação de aulas práticas de direção veicular.

A punição ocorre após fiscalização que comprovaram as irregularidades. O processo seguiu o trâmite legal, com defesa dos envolvidos. Outros 60 CFCs tiveram processos arquivados por estarem com as empresas baixadas na Receita Federal.

Waldir explicou que a ação visa melhorar os serviços da autarquia. “Já mostramos que não toleraremos o famoso jeitinho, seja de quem for. Quem trabalhar corretamente e respeitando a população tem todo apoio do Detran. Mas não venha com irregularidade não, pois seremos implacáveis”, disse.

“É importante ressaltar que nossas ações buscam garantir a qualidade e a segurança na formação de condutores em Goiás, prezando pelo cumprimento da legislação e pelo respeito aos futuros motoristas”, completou.

diario_oficial_2025-04-29_completoBaixar

Leia também

Mais da metade dos condutores de moto não têm CNH e Detran GO fomenta redução de custos

O post Detran suspende 328 autoescolas de Goiás por irregularidades e processos ficarão pausados; veja lista apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.