Em apenas quatro meses de mandato, o ex-vereador Fabrício Bonfim (SD) apresentou 12 propostas de concessão do título de Cidadania Goianiense. Mesmo ocupando a vaga de forma temporária, durante a licença do titular Welton Lemos (SD), ele liderou as indicações de títulos honoríficos em 2024. O parlamentar foi seguido por Igor Franco (MDB), com 10 propostas, e Anderson Sales (MDB), com 9.
Com uma média de três títulos por mês, Bonfim se aproximou do limite permitido por legislatura. Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Goiânia, cada vereador pode apresentar até 15 concessões de Título Honorífico de Cidadão Goianiense por mandato. Anteriormente, o limite era de oito indicações, mas foi ampliado por meio da Resolução nº 18, aprovada em agosto de 2023.
Entre os homenageados por Bonfim estão os desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Guilherme Gutemberg Isac Pinto e Itaney Francisco Campos. Ele também propôs um título ao policial penal Sirlon de Almeida Santos, que o sucedeu como diretor na Casa do Albergado – área em que Bonfim também atua. Outra indicação foi para Simone Barbosa Chaveiro, esposa do vereador Igor Franco (MDB) e servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia.
Além de Bonfim, o ex-vereador Telêmaco Brandão (Novo), que assumiu a vaga de Franco, apresentou seis projetos de decreto legislativo em 2024, ficando entre os seis parlamentares que mais propuseram esse tipo de homenagem no ano. Ele empatou com o decano da Casa, vereador Anselmo Pereira (MDB). Entre as proposições de Brandão, destacam-se homenagens ao ex-deputado federal e ex-procurador da República Deltan Dallagnol, conhecido por sua atuação na Operação Lava Jato, e ao ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles.
Confira todos os vereadores que apresentaram títulos de cidadania goianiense em 2024:
Fabrício Bonfim (Sdd) – 12
Igor Franco (MDB) – 10
Anderson Sales (MDB) – 9
Bill Guerra (MDB) – 8
Fabrício Rosa (PT) – 8
Anselmo Pereira (MDB) – 6
Telêmaco Brandão (Novo) – 6
Denício Trindade (UB) – 5
Lucas Kitão (UB) – 5
Ronilson Reis (SDD) – 5
Welton Lemos (Sdd) – 5
Raphael da Saúde (DC) – 4
Sabrina Garcez (Rep) – 4
Thialu Guiotti (Avante) – 4
Isaías Ribeiro (Rep) – 3
Kátia Maria (PT) – 3
Léia Klebia (Podemos) – 3
Wellington Bessa (DC) – 3
Geverson Abel (Rep) – 2
Henrique Alves (MDB) – 2
Leandro Sena (Sdd) – 2
Markim Goyá (PRD) – 2
Paulo Magalhães (UB) – 2
Willian Veloso (PL) – 2
Aava Santiago (PSDB) – 1
Cabo Senna (PRD) – 1
Dr. Gian (MDB) – 1
Gabriela Rodart (Sdd) – 1
Léo José (Sdd) – 1
Rodolfo Souza – 1
2025
Neste ano, os vereadores já apresentaram 55 projetos de concessão de título de Cidadania Goianiense em quase três meses de legislatura. O líder até o momento é o vereador Ronilson Reis (SD), com oito propostas, seguido por Luan Alves (MDB), com seis, e Denício Trindade (UB), com cinco. No total, 18 dos 37 parlamentares já apresentaram alguma proposição do tipo.
Entre os destaques, o vereador Coronel Urzêda (PL) propôs homenagens ao senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O título para Michelle foi votado e aprovado nesta semana, após discussões acaloradas. No mesmo sentido, o vereador Sargento Novandir (MDB) indicou os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL/SP) e Nikolas Ferreira (PL/MG).
Também foram homenageados membros do secretariado do prefeito Rogério Cruz, como Djan Hennemann (Comunicação) e Uugton Batista (Cultura), ambos indicados pelo líder do prefeito, Igor Franco (MDB). Já a presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) e ex-prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, foi indicada por Anselmo Pereira (MDB).
Outras indicações incluem o ex-treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo, proposto por Ronilson Reis; o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari Filho, homenageado por Tião Peixoto (PSDB); e o CEO global da fabricante de armas Tauro, Selesio Nuhs, indicado por Luan Alves (MDB).
Welton Lemos (SD) também propôs um título honorífico para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves. A indicação gerou polêmica entre vereadores conservadores, já que Gonçalves foi o relator das ações que tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Apesar das críticas, o projeto foi aprovado em março.
O vereador Willian Veloso (PL) propôs homenagens ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e ao vice-presidente, Felipe Sarmento, que também é conselheiro fiscal decano da entidade.
Confira os vereadores que mais apresentaram títulos de cidadania goianiense em 2025:
Ronilson Reis – 8
Luan Alves – 6
Denício Trindade – 5
Coronel Urzêda – 4
Sargento Novandir – 4
Willian Veloso – 4
Wellington Bessa – 4
Anselmo Pereira – 4
Lucas Kitão – 4
Markim Goyá – 2
Tião Peixoto – 2
Igor Franco – 2
Bruno Diniz – 1
Daniela da Gilka – 1
Léo José – 1
Oséias Varão – 1
Rose Cruvinel – 1
Welton Lemos – 1
Títulos post mortem
Após discussões sobre a concessão do título de Cidadão Goianiense post mortem a Maurício de Oliveira da Costa, o conhecido “Mauricinho Hippie”, um dos ícones culturais de Goiânia nas décadas de 1970 e 1980, os vereadores aprovaram a homenagem na sessão de terça-feira, 29. A proposta foi aprovada durante a sessão de terça-feira, 29.
Urzêda apresentou nesta quarta-feira, 30, um projeto de alteração ao Regimento Interno da Câmara, visando ajustar os critérios e procedimentos para a aprovação de títulos póstumos. “A concessão de títulos honoríficos ou de qualquer outra honraria a pessoas que reconhecidamente tenham prestado serviços relevantes ao Município, inclusive post mortem, se dará por meio de decreto legislativo aprovado excepcionalmente, em votação única, por dois terços de seus membros”, diz o texto da proposta.
Leia também:
Figurões da política, pastores, secretários e juristas — veja quem são os homenageados por vereadores em Goiânia
Com discussões intensas, Câmara aprova Título de Cidadã Goianiense para Michelle Bolsonaro
O post Suplente e líder do prefeito lideram em títulos de cidadania em 2024; vereadores já apresentaram 55 projetos neste ano apareceu primeiro em Jornal Opção.