Goiás lidera registros de tentativas de golpes em compras online

A região Centro-Oeste do Brasil registrou, ao longo de 2024, 1,2% de tentativas de fraudes em compras online, de acordo com o Mapa da Fraude, estudo anual produzido pela ClearSale, referência nacional em inteligência de dados e prevenção a fraudes. O levantamento considerou o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e se baseou em mais de 14,1 milhões de pedidos feitos por meios digitais na região.

O estado de Goiás se destacou negativamente no estudo, com mais de 74,7 mil tentativas de golpes, liderando o ranking regional em número absoluto de fraudes. O percentual goiano de tentativas foi de 1,5%, acima da média regional (1,2%) e da média nacional. Goiás também registrou um volume expressivo de prejuízo potencial, com R$ 92,6 milhões em tentativas de fraudes, e um ticket médio de R$ 1.241 por transação fraudulenta.

Mato Grosso tem o maior ticket médio entre os estados

Apesar de Goiás ter liderado em número de tentativas, o estado de Mato Grosso apresentou o maior ticket médio de fraude na região: R$ 1.471 por pedido suspeito, valor 14% acima da média brasileira. No total, o estado somou 19,6 mil tentativas de fraude, com um volume financeiro de R$ 28,8 milhões. Já o Distrito Federal, com 5,1 milhões de pedidos, registrou 59 mil tentativas de golpe (1,2%), e Mato Grosso do Sul apresentou 16,4 mil tentativas (0,9%) em um total de 1,9 milhão de pedidos.

Estado Pedidos Tentativas de Fraude % Qtd. Tentativas de Fraude Valor de tentativas Ticket Médio das Tentativas
Distrito Federal 5,1 milhões 59 mil 1,2% R$ 64,9 milhões R$ 1099
Goiás 4,9 milhões 74,7 mil 1,5% R$ 92,6 milhões R$ 1241
Mato Grosso 2,1 milhões 19,6 mil 0,9% R$ 28,8 milhões R$ 1471
Mato Grosso do Sul 1,9 milhão 16,4 mil 0,9% R$ 20,7 milhões R$ 1265

Golpes miram cartão de crédito e produtos de maior valor

O meio de pagamento preferido dos golpistas foi o cartão de crédito, que concentrou 13,5 milhões de pedidos na região e apresentou também o mesmo índice de tentativa de fraudes da média regional (1,2%). No entanto, em termos percentuais, os vales (incluindo cartão presente, vale-troca e vale-alimentação) foram os mais visados, com 1,3% de tentativas de fraude em relação ao número total de pedidos via essa modalidade.

O maior ticket médio, por outro lado, foi registrado nas tentativas de fraude via financiamento, chegando a R$ 2.297 por pedido fraudulento, evidenciando o interesse dos criminosos em bens de alto valor agregado.

Eletrodomésticos, calçados e cosméticos são alvos preferenciais

O levantamento também revela os setores mais visados pelas tentativas de fraude no comércio eletrônico. A categoria de eletrodomésticos lidera com folga, registrando 2,8% de tentativas de golpes entre os pedidos realizados. Em seguida, aparecem calçados (1,5%) e produtos de beleza (1,3%).

Segundo a ClearSale, o Mapa da Fraude considerou os cinco métodos de pagamento mais utilizados no e-commerce brasileiro: cartão de crédito, vale, débito em conta, financiamento e carteira digital (wallet). São classificadas como tentativas de fraude todas as transações suspeitas ou confirmadas como fraudulentas, com base em análises de comportamento e inteligência artificial aplicadas em tempo real durante os processos de compra.

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