Em Goiânia, Marcos Pereira dá conversa com o PSDB “por encerrada” e garante Naves no comando em Goiás

O presidente nacional do Republicanos, o deputado federal por São Paulo, Marcos Pereira, disse na noite desta segunda-feira, 28, que considera que as conversas sobre federação com o PSDB se deram por encerradas. Em Goiânia, Pereira disse ainda que vai manter Roberto Naves no comando estadual da sigla e garantiu a executiva do partido que para o ex-prefeito de Anápolis monte as chapas de deputado estadual e federal.

Presente na solenidade de posse de Edwal Portilho, o Tchequinho, como presidente-executivo da Adial para o triênio 2025-2028 e para a apresentação da reestruturação dos conselhos da Associação, Pereira não descartou o interesse do partido em construir candidatura própria ou juntar à federação, desde que de “centro-direita e liberal”.

Leia também: “Ilusão achar que Marconi é um palanque forte”, diz Mauro Rubem sobre possível aliança com o PSDB

À frente do partido desde 2011 e bispo licenciado, Pereira admite que a legislação que abriu caminho para a federações partidárias reduzirá o número de legendas e que não descarta a possibilidade de federação, embora não tenha nenhuma conversa aberta sobre o assunto.

As conversas com os tucanos, no entanto, esfriaram com o avanço das negociações entre o presidente do PSDB, Marconi Perillo e Renata Abreu, do Podemos. Ao fundir o partido com o Podemos, o PSDB deve passar a adotar atual número 20 do Podemos e manter o tucano no visual da sigla. O anúncio está previsto após reunião da executiva nesta terça-feira, 29, às 10h.

Favorecido

Daniel Vilela (MDB), por outro lado, disse que a Federação entre o União Brasil e o Progressistas, trará novas legendas para a base que vai disputar em 2026. É o caso do PL, que articula uma das vagas ao Senado na chapa para as eleições de 2026.

A despreocupação de Daniel com a federação tucana tem a ver com o fato de as duas principais lideranças do partido, o deputado federação Glautin da Fokus e o prefeito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes do Carmo, esvaziarem as fileiras da legenda caso se concretize.

| Foto: Raphael Bezerra

Sobretudo, com o distanciamento do tucanato do Republicanos, o MDB ganhou caminho livre negociar com o Republicanos. A depender do entrosamento e do quão a vontade ficou de lideranças goianas do MDB com Marcos Pereira, e do interesse de Tarcísio de Freitas em disputar a reeleição para o Governo de São Paulo, as articulações podem seguir estorvar a construção de Ronaldo Caiado para presidência da República.

Leia também:

União Brasil e Progressistas fecham acordo, e Caiado é candidato a presidente pela Federação

Governador Ronaldo Caiado na solenidade de posse do presidente-executivo da Adial | Foto: Raphael Bezerra

No bojo das Federações está o União Brasil, que articulou junto ao Progressistas e anunciou o primeiro acordo para as eleições presidenciais e estaduais. A oficialização está marcada para esta terça-feira, 29, em Brasília.

O post Em Goiânia, Marcos Pereira dá conversa com o PSDB “por encerrada” e garante Naves no comando em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.