17ª Fenachim reúne atrações para toda a família em Venâncio Aires


Programação da festa inclui parque de diversões, música ao vivo, dança e muito chimarrão. A 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) será realizada no município de Venâncio Aires nos períodos de 1º a 4 e 7 a 11 de maio. Depois de ter sido cancelado em 2024 por conta da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, o evento retorna com 80% dos mesmos expositores para celebrar não apenas as tradições gaúchas, mas também a reconstrução e a resiliência da população local.
A celebração ocorre dentro do Parque do Chimarrão, que neste ano terá três grandes palcos abertos a todos os visitantes: Gastronômico, Chimarródromo e Lonão Gazapina. Todos receberão atrações culturais e musicais, incluindo apresentações de artistas locais e shows temáticos que valorizam os costumes do Estado. Os ingressos para acessar o complexo custam R$ 20, mas serão oferecidos gratuitamente no feriado de 1º de maio (até às 14h) e no dia 11 (até às 15h), que marca o aniversário do município de Venâncio Aires.
Haverá também três shows nacionais com cobrança separada do ingresso convencional. Eles serão realizados no Poliesportivo e contarão com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Raça Negra, Diego & Victor Hugo e Livinho.
Acesse o site da Fenachim e confira a programação completa do evento
A seguir, o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira, compartilha detalhes da programação e fala sobre a importância da festa para a região e o Estado:
Como a Fenachim surgiu e conquistou os gaúchos?
A Festa do Chimarrão começou como uma festa municipal, em 1986. Ela ganhou notoriedade a partir do título venâncio-airense de Capital do Chimarrão e do Parque de Eventos, que tem 27 hectares e foi construído na entrada da cidade. Com uma edição a cada dois anos, a Fenachim tem aspectos tradicionalistas pelo chimarrão e pela cultura, mas é marcada também pela diversidade de atrações, que variam desde shows nacionais e gastronomia até exposições setoriais e eventos técnicos, oferecendo diversão para toda a família.
Por que a Fenachim é tão importante para a região e para o Rio Grande do Sul?
Hoje, a Fenachim é uma das principais festas do Rio Grande do Sul por conta do número de visitantes que atrai a Venâncio Aires nos dois fins de semana de evento. Com localização privilegiada e atrações variadas, a festa expõe o potencial econômico e turístico dos vales do Taquari e Rio Pardo.
A edição deste ano ocorre após o cancelamento no ano passado por conta da catástrofe climática. Diante desse cenário, quais são as expectativas para o evento de 2025?
Primeiramente, é uma festa que visa a reconstrução de tantos expositores e famílias que perderam tudo há um ano, exatamente na época que estavam investindo e se preparando para o evento. Centenas dessas pessoas mantiveram seus contratos e estarão conosco novamente nesta edição. Agora, com o sentimento de renovação de esperanças e resiliência por tudo que passaram. Será uma comemoração da força e volta por cima do povo gaúcho.
Para quais tipos de público a Fenachim é indicada?
Costumamos dizer que a Fenachim é uma festa para toda a família. Ao celebrar o chimarrão, que é a bebida da amizade, todos são bem-vindos em nossa cidade e na nossa celebração. A lista de atrações tem opções para todas as idades, incluindo parque de diversões, espetáculos itinerantes diários, shows e bailes gratuitos dentro do parque. Haverá também um grande número de exposições comerciais, agrícolas e industriais voltadas a empreendedores de diferentes setores.
Quais são os principais destaques da 17ª Fenachim?
Além da Escola do Chimarrão, que fica na entrada do parque e ensina o público a fazer 36 tipos diferentes de chimarrão, teremos as atrações gastronômicas variadas e os três palcos abertos com espetáculos diários, simultâneos e gratuitos para quem está dentro do Parque do Chimarrão.
Siga a Fenachim no Instagram e fique por dentro de todas as novidades
Adicionar aos favoritos o Link permanente.