
Curso ensina técnicas minimamente invasivas, com menos riscos e recuperação mais rápida O coordenador do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió, Aldo Calaça, participou entre os dias 9 e 12 de abril de um curso de alto nível sobre cirurgia da coluna, realizado na Alemanha. O convite foi feito pelo Grupo de Cirurgia Espinal, especializado em procedimentos cirúrgicos relacionados à coluna vertebral, com o apoio da empresa JOIMAX, uma renomada empresa alemã que fornece materiais de alta tecnologia utilizados em diversas intervenções médicas.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
A fornecedora de equipamentos cirúrgicos tem representantes no Brasil, incluindo distribuidores que atendem diretamente a Santa Casa de Maceió, e selecionou Aldo Calaça para integrar o grupo de neurocirurgiões de países como México, Suíça, Itália, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido para o curso.
“Essa colaboração internacional reforça o compromisso da instituição em adotar as melhores práticas médicas e avançar no tratamento de doenças complexas da coluna. A participação no curso não só proporciona a oportunidade de aprender novas técnicas e procedimentos, mas também fortalece a capacidade do hospital em tratar pacientes com doenças da coluna de maneira mais eficiente e com menos riscos”, destacou Aldo Calaça.
Entre as condições que podem ser tratadas com as novas abordagens, destacam-se as doenças degenerativas da coluna, hérnias de disco e estreitamento do canal vertebral. A utilização de métodos minimamente invasivos pode resultar em menor risco de complicações, como infecções, e proporcionar uma recuperação mais rápida para os pacientes.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Aldo Calaça também teve a oportunidade de conversar com um dos professores do curso sobre a relevância das técnicas apresentadas para os atendimentos realizados na Santa Casa de Maceió. “Dr. Marc Szadkowski, o senhor apresentou o tema, deu algumas aulas sobre o assunto. Qual a importância desse curso e das técnicas que estamos treinando na Alemanha para o a Santa Casa de Maceió”, perguntou.
“Segundo o cirurgião da coluna, existem muitas vantagens com a endoscopia. A primeira é que você pode remover hérnias ou pedaços de pedaços de hérnias sem causar qualquer trauma aos tecidos. Como utilizamos endoscópios muito pequenos e água, a taxa de infecção diminui consideravelmente. Então essa é a primeira grande vantagem: a taxa de infecção e a dor para o paciente são muito reduzidas, e eles podem até ser atendidos de forma ambulatorial, se possível. É bastante fácil”, destacou o neucirurgião.
Santa Casa
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Ainda de acordo com Marc Szadkowski em alguns casos, é possível evitar realizar fusões (artrodese) apenas utilizando a endoscopia. “É possível descomprimir o forame (área por onde saem os nervos) sem fazer fusão. Antes, eu fazia fusões para tratar a estenose foraminal, mas agora posso descomprimir o forame sem necessidade de fusão”, explicou o especilista.
Para o coordenador do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Maceió, a troca de conhecimento e experiências certamente contribuirá para o contínuo aprimoramento do serviço prestado pela instituição alagoano, impactando positivamente a vida de muitos pacientes, que poderão contar com um atendimento mais especializado e inovador.
“O compromisso da Santa Casa de Maceió com a excelência no cuidado ao paciente é reforçado com cada oportunidade como essa, na Alemanha, sempre buscando o melhor em tecnologia e conhecimento para oferecer o que há de mais moderno e eficaz no campo da saúde para os alagoanos e quem mora na região Nordeste”, finalizou Aldo Calaça.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
MINUTO SANTA CASA 25-04