Por Manoel Guimarães
Especial para o blog
Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por Magno Martins, o deputado federal e líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, afirmou que seu partido sairá ainda maior das urnas em 2026. Ele previu uma bancada de 120 deputados federais e 25 das 54 cadeiras para o Senado – número que poderia aumentar a depender do arco de alianças dos bolsonaristas ou mesmo por outra conjuntura.
“Não se faz política sozinho, tem que ter um arco de alianças. O presidente Bolsonaro tem se dedicado a organizar a direita. O PL deverá fazer em torno de 25 parlamentares, e temos que ter mais partidos para fazer essa composição. No meu mapa, podemos chegar a 32 com os aliados. E, dos 27 que não renovam o mandato agora, 16 já são nossos. Vamos ter em torno de 50 senadores, para elegermos o presidente do Senado e fazermos o enfrentamento democrático que precisamos entre os poderes”, avaliou Sóstenes.
“Na Câmara, vamos ter em torno de 120 deputados eleitos. Na janela partidária de abril, já vamos chegar na casa dos 110. Vamos disputar a eleição e voltaremos com 120 ou mais. E, com toda a sinceridade, se essa perseguição ao presidente Bolsonaro resultar em prisão, a bancada iria para 150 deputados e 32 senadores, no mínimo. A esquerda está perdida: se correr, o bicho pega; se ficar, o bicho come”, ironizou o líder do PL.