O afastamento e demissão de Alessandro Stefanutto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a operação da Polícia Federal contra um esquema de fraudes no órgão foi possível graças ao “mecanismo de combate a corrupção do governo Lula (PT), argumenta a deputada federal Adriana Accorsi (PT). Stefanutto foi demitido pelo presidente Lula após investigação de supostos descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões de segurados da Previdência.
“O governo do presidente Lula tem muitos mecanismos e combate a corrupção e tem fortalecidos essas ferramentas e isso possibilitou que tudo isso fosse revelado. A gente espera que a verdade seja colocada a mesa e que quem praticou crimes sejam punidos com o rigor da lei”, defende Accorsi. Ele defende ainda que a operação não impacta a imagem do governo federal, tendo em vista que as fraudes teriam sido cometidas por servidores de carreira e pela imediata decisão de afastar os superintendentes.
A parlamentar destacou ainda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, entregue ao Congresso Nacional, como meio para fortalecer esse tipo de investigação. “A unificação e compartilhamento de informações de inteligência são importantes para combater esse tipo de crime”. Ela acrescenta ainda que a demissão do presidente do instituto é importante para garantir que as investigações prossigam sem que haja interferências.
Entenda a operação
A operação realizada nesta quarta-feira, 23, cumpriu mais de 200 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens em cifras que superam R$ 1 bilhão, além de seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Seis servidores públicos foram afastados de suas funções.
A polícia investiga a existência de irregularidades no período entre 2019 e 2024. De acordo com a corporação, os envolvidos no esquema são suspeitos de fraudar descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia também:
Lula demite presidente do INSS após operação da PF por fraude em aposentadorias
Presidente do INSS é afastado após operação da PF contra descontos ilegais em aposentadorias
O post Adriana Accorsi diz que operação no INSS não impacta governo, e que gestão Lula “permitiu que fraude fosse revelada” apareceu primeiro em Jornal Opção.