
Padre Robson Caramano conta que há um grande número de peregrinos nesta segunda-feira (21), feriado na Itália. Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos. Padre de São Carlos em Roma relata comoção dos fiéis com morte de papa
O padre de São Carlos (SP) Robson Caramano está em Roma e descreveu a comoção dos fiéis com a morte do papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira (21).
Caramano, que era padre da Paróquia São Nicolau de Flüe, rezou missa no domingo (20) em uma cidade vizinha e, ao retornar nesta segunda para Roma, soube da morte do pontífice.
Em vídeo, ele contou que nesta segunda-feira também é feriado na Itália, por isso há uma grande número de peregrinos em Roma.
“Que Deus possa iluminar a cada um de nós e que possamos nos unir em orações e também em solidariedade aos féis, cristãos, católicos do mundo inteiro que vivenciam esta experiência de luto, mas ao mesmo tempo com a certeza da ressureição que há pouco celebramos a Páscoa de Jesus. Será com certeza o papa Francisco um homem que entrará para a história e que jamais a história se esquecerá e tão pouco tempo será capaz de apagar as marcas indeléveis deixadas por ele”, disse.
Peregrinos em Roma na manhã desta segunda-feira (21)
Robson Caramano
LEIA MAIS:
TRISTEZA: Empresário de SP que faz incenso para o Vaticano lamenta morte de papa
HISTÓRICO: Mestre de torra brasileira serviu café ao papa Francisco durante única visita ao país
CIÊNCIAS: Papa indica pesquisador da USP São Carlos para Academia do Vaticano
Morte de Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial”.
O Papa Francisco acena para o público na chegada para audiência-geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, em dezembro de 2014
Gabriel Bouys/AFP
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara