‘Olho no peixe, outro no gato’: Cosern desativa ligações irregulares de energia em peixarias na Grande Natal


Peixarias em quatro bairros de Natal, além de um viveiro em Macaíba, tiveram ‘gatos’ de energia descobertos. Gato de energia é crime previsto no Código Penal. Cosern durante operação
Divulgação/Cosern
A Companhia de Energia do Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern, encontrou e desativou ligações irregulares de energia, os conhecidos “gatos”, em quatro peixarias e um viveiro durante uma operação nas vésperas da Semana Santa em Natal e na Região Metropolitana.
As peixarias, que não tiveram os nomes revelados, ficam na Vila de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Além disso, um viveiro no bairro de Ferreiro Torto, em Macaíba, na Região Metropolitana, também teve a energia irregular desativada.
A operação, batizada batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato”, visava identificar possíveis ligações irregulares ou fraudes de energia em fábricas de gelo, viveiros de camarão e pontos de vendas de peixes, segundo a Cosern.
Ao todo, 83 endereços foram visitados, com 13 equipes da distribuidora envolvidas na ação.
Todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares, segundo a distribuidora. A Cosern informou que vai continuar a fiscalização nos próximos dias.
“Infelizmente, alguns comerciantes insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população, provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos”, disse a gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, Ângela Barreto.
🔎O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão.
A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.
1,2 mil ligações irregulares em 2025
Segundo a Neoenergia Cosern, de 1º de janeiro até 31 de março deste ano, a companhia desativou 1.246 ligações irregulares ou fraudes em todo o estado em 4.263 inspeções.
A gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, Ângela Barreto, informou que ao longo dos últimos anos a Cosern desenvolveu sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora.
“Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”.
O total de energia recuperada foi de cerca de 4,4 milhões de kWh, suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas por 24h.
Operações em 2024
Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia no ano.
Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês.
Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.
⬇️ Furto de energia, os chamados gatos de luz, atinge um nível recorde no país em 2024. Veja reportagem abaixo:
Furto de energia, os chamados gatos de luz, atinge um nível recorde no país
Vídeos mais assistidos do g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.