Pernambuco apresenta ações do Águas de Pernambuco em evento do Consórcio Nordeste

Durante reunião da Câmara Temática de Segurança Hídrica do Consórcio Nordeste, realizada nesta quinta-feira (27) no Recife, a governadora em exercício Priscila Krause apresentou as ações do programa Águas de Pernambuco. O encontro, promovido pelo Banco Mundial em parceria com o Governo de Pernambuco, reuniu representantes de estados nordestinos e instituições federais para debater soluções para a universalização do acesso à água e ao saneamento básico na região.

Lançado em 2024, o Águas de Pernambuco reúne investimentos da ordem de R$ 6,1 bilhões em obras estruturais, como adutoras, sistemas de abastecimento simplificado e redes de esgoto. Entre os exemplos citados estão a adutora do Agreste, a estação de tratamento do Cabanga e ações nas zonas rurais e áreas de morro da Região Metropolitana. Pernambuco lidera o tema de recursos hídricos no Consórcio Nordeste e articula possíveis carteiras de financiamento com o Banco Mundial para projetos nos estados da região.

O seminário também discutiu os desafios do setor diante das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que exige, até 2033, a oferta de água potável a 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto para 90%. Representantes da Agência Nacional de Águas, Ministério da Integração, Funasa e secretarias estaduais destacaram a importância da cooperação técnica e financeira entre os entes federativos para avançar em infraestrutura hídrica e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.