Evoé! Galo Gigante fica de pé na Ponte Duarte Coelho e abre alas para o maior carnaval do mundo


Foliões e turistas se reuniram na noite desta quarta-feira (26) para acompanhar celebração. Veja, em velocidade aumentada, subida do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho
Alegoria símbolo do carnaval do Recife, o Galo Gigante foi erguido ao som de muito frevo, nesta quarta-feira (26), sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade. Com seus exuberantes 32 metros de altura – o maior da história –, o Galo Cidadão Ecológico saúda o meio ambiente nos seus 30 anos de tradição reinando absoluto na folia pernambucana (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
A subida da alegoria, assinada desde 2019 pelo multiartista Leopoldo Nóbrega, reuniu foliões e turistas que foram embalados por cinco atrações culturais: Bloco das Ilusões, Tribo de Caboclinhos Tupi, Clarins de Momo, Orquestra Veneza Brasileira e a Companhia Luden de Dança.
O Galo Cidadão Ecológico é 100% feito de materiais reutilizados, e permanecerá na ponte até o dia 9 de março, domingo posterior à Quarta-feira de Cinzas. Ele foi confeccionado com mais de 20 mil garrafas PET, pneus, CDs e outros resíduos.
A alegoria também traz, este ano, mensagens de respeito e inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA) e conta com cordão de identificação do autismo, óculos estilo “mangueboy”, flor na boca, crista dourada, anéis dourados nas penas da cauda e sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos tornozelos), feitas de pneus reciclados.
Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho, no Recife
TV Globo/Reprodução
A sustentabilidade e o meio ambiente trazidos no Galo também serão representados de forma inédita com um jardim de 100 flores confeccionadas com materiais descartados, como lonas e cortinas, aos pés da escultura, inspirado nos jardins projetados pelo paisagista Burle Marx.
Aos pés do Galo, o pintor de parede Eduardo Correia da Silva, de 50 anos, saiu de Rio Doce, em Olinda, para acompanhar a subida do gigante. Para o evento, ele vestiu roupas com a bandeira de Pernambuco.
“Hoje é só um esquenta para o que vai ser sábado. Eu não deixo de vir prestigiar e sentir o calor humano. Este ano, eu tive essa ideia de fazer uma roupa com as cores da bandeira de Pernambuco, e foi uma coincidência, porque combinou com as cores do galo”, disse.
Eduardo Correia da Silva, de 50 anos, saiu de Rio Doce, em Olinda, para acompanhar subida do Galo Gigante
Mariane Monteiro/g1
Encanto do asfalto às alturas
Partindo da temática da sustentabilidade e inclusão, o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB) da Prefeitura do Recife, por meio do programa Colorindo o Recife, reuniu os artistas Lucas de França e Paulo Queiroz para criar a arte nos tapumes que circundam os pés do Galo.
Os artistas desenvolveram uma pintura que reúne elementos da natureza, reforçando a importância da preservação ambiental e a inspiração no paisagista Burle Marx, e a figura do caboclo de lança dos maracatus rurais.
Assim como em 2023, com o Galo Preto Ancestral, e em 2024, com o Galo Gigante da Paz, aos pés do Galo Cidadão Ecológico terá uma frase pintada no asfalto da ponte Duarte Coelho. A frase “Recife pela cidadania” reforça o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.