Lula se reúne com Nísia e Padilha em meio a rumores sobre troca na Saúde

Em meio à expectativa de troca no comando do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu a sós, na tarde desta terça-feira (25), com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e seu provável substituto, o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Os encontros ocorreram fora da agenda oficial do presidente, mas foram confirmados ao Valor por fontes do governo. Entretanto, nenhuma fonte confirma ainda se, de fato, Lula pediu o cargo à ministra durante o encontro desta tarde, apesar de a demissão dela ser dada como certa.

A reunião com Nísia ocorreu no início da tarde. Já a conversa com Padilha ainda estava acontecendo por volta das 16h20. As informações são do Valor Econômico.

Leia mais

Desde segunda havia a expectativa de que Nísia seria comunicada de seu desligamento após um evento na manhã desta terça-feira, em que a ministra anunciou convênios para a produção de vacinas contra a dengue, a influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronqueolite em bebês, além da fabricação de insulina.

A cerimônia, no Salão Leste do Planalto, foi encarada por pessoas dos diversos escalões do governo como uma espécie de despedida de Nísia. Passando por um processo de fritura, ela ficou com o cargo ameaçado por conta da insatisfação do presidente com o seu trabalho. Nos bastidores, auxiliares do presidente afirmam há dias que Lula já tomou a decisão de demiti-la.

Nísia foi ovacionada pela plateia, a maioria formada por servidores da pasta, ao chegar ao local do evento. Lula não discursou e, ao fim da solenidade, se recusou a responder à pergunta de um repórter, que questionou se ele faria mudanças no ministério.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.