Exposição sobre vida e obra de Maria do Rosário Cassimiro tem início nesta sexta-feira, 21 

Tem início nesta sexta-feira, 21, às 09h, a exposição sobre a vida e obra da professora Maria do Rosário Cassimiro, a primeira reitora do Brasil, que esteve à frente da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre 1982 e 1986. A mostra, que homenageia escritores de renome em Goiás, fica disponível ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelos próximos dois meses no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, na Praça Cívica. 

O curador da exposição, Nilson Jaime, explica ao Jornal Opção que a professora Cassimiro “promoveu um diálogo com os estudantes, professores e servidores da UFG num momento de muita tensão ainda, que estávamos em plena ditadura militar”. Seu comprometimento com o diálogo somado à experiência na educação foram de extrema importância para o cenário goiano à época. 

Vale destacar que, enquanto Cassimiro era pró-reitora na gestão de José Cruciano de Araújo, ela idealizou a fundação do Campus Avançado de Jataí e do Campus Avançado de Catalão, que hoje são as Universidades Federais de Jataí e de Catalão (UFJ e UFCat).

Além de ter sido a primeira mulher a se tornar reitora em todo o país, a docente foi presidente do Conselho Estadual de Educação, esteve à frente da Academia Goiana de Letras, é sócia-emérita do Instituto Bernardo Élis e criou o Instituto Maria do Rosário Cassimiro, que conta com aproximadamente dois mil itens museológicos. 

Na exposição, o público poderá conferir parte da obra da escritora e um filme contando a trajetória da docente. A organização da mostra é feita pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e pelo Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe). 

Maria do Rosário Cassimiro

Maria do Rosário Cassimiro é uma educadora e escritora brasileira, reconhecida por ser a primeira mulher a assumir a reitoria de uma universidade federal no Brasil. Nascida em Catalão, Goiás, em 1934, iniciou sua trajetória acadêmica na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), onde obteve bacharelado e licenciatura em Pedagogia. Posteriormente, concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 1973.

Em 1982, Maria do Rosário foi eleita reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), tornando-se a primeira mulher a ocupar tal posição em uma instituição federal de ensino superior no país. Durante seu mandato, que se estendeu até 1985, ela implementou diversas iniciativas voltadas para a expansão e melhoria da qualidade do ensino na universidade. Além disso, teve papel fundamental na fundação da Universidade do Tocantins (Unitins), onde também exerceu o cargo de reitora.

Ao longo de sua carreira, Maria do Rosário publicou 16 livros e proferiu 30 conferências, contribuindo significativamente para o cenário educacional brasileiro. Seu trabalho e dedicação renderam-lhe 27 títulos honoríficos e quatro troféus, incluindo a Ordem do Rio Branco, uma das mais altas condecorações concedidas a cidadãos brasileiros.

Em reconhecimento às suas contribuições, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) concedeu-lhe o título de Doutora Honoris Causa em abril de 2024. Durante a cerimônia, destacou-se sua dedicação à educação superior e seu papel pioneiro como mulher em posições de liderança acadêmica.

Leia também: Pesquisadoras da UFG desenvolvem técnica para limpar água de esgoto devolvida ao meio ambiente

Jamesson Buarque realiza oficina de composição de livro de poemas 

O post Exposição sobre vida e obra de Maria do Rosário Cassimiro tem início nesta sexta-feira, 21  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.