Lula confirma viagem para abrir mercado de carne no Japão; ‘precisamos fomentar crédito para agricultura’

Lula agricultura

Lula disse que o papel do presidente da República não é fazer negócio, e sim abrir a porta para os ministros trabalharem com empresários. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista nesta quarta-feira (12) para a Rádio Diário FM, de Macapá. Durante a conversa, perguntado se o governo brasileiro e agronegócio tem se entendido bem, e se qualquer questão poderia atrapalhar o preço dos alimentos, Lula foi enfático.

“O agro produz muitos produtos para exportação, seja a carne, milho, soja ou etanol, tudo isso produzido pelos grandes proprietários de terra. Esse benefício é importante para o Brasil. Garantimos uma política de crédito e já fizemos os maiores financiamentos para agricultura familiar desse país, e vamos continuar fazendo”, apontou.

O líder do executivo também afirmou que é preciso fomentar o crédito para agricultura familiar. “Temos quase 5 milhões de propriedades de 0 a 100 hectares. Nessas propriedades, se produz mais de 70% dos alimentos que vão para a mesa do trabalhador. Por isso, precisamos de mais investimentos, tecnologia e assistência técnica para aumentar a produtividade e garante que o alimento chegue ao supermercado com preços acessíveis para o povo viver bem”.

  • VEJA MAIS: BTG Pactual projeta um crescimento de 106% no lucro líquido de incorporadora; saiba qual

Lula quer abrir mercado de carne para o Japão

Perguntado sobre suas falas de que o Brasil teria perdido seu respeito na política internacional, disse que a política externa do país foi jogada no limbo nos últimos anos de governo.

“Sem política externa, você não aumenta o seu comércio e não arruma mais amigos. Conversei praticamente com todos os presidentes da Europa, África, Ásia e América Latina. Isso facilita o trabalho dos ministros da Agricultura, da Indústria. O papel do presidente da República não é fazer negócio, é abrir a porta para os ministros trabalharem com empresários”.

O presidente disse que viaja para o Japão no próximo dia 27, com a perspectiva de abertura de mercado para a carne brasileira. Ele ainda reforçou que a Cúpula do BRICS e o COP30 serão realizados no Brasil.

Segundo Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, caso se confirme, essa abertura de mercado para o Japão seria fantástica. “O Japão compra grandes volumes, com uma boa capacidade de aquisição. Fazendo muita diferença e ajudando a diversificar nossos embarques”.

++ Notícias

  • OPINIÃO. Precisamos de um Plano Real para a segurança pública

  • OPINIÃO. Para fortalecer as livrarias, precisamos da Lei Cortez

  • Nos EUA, 600 startups de SaaS, IA e biotecnologia aguardam fila para abrir capital

  • Netanyahu volta a ser julgado por corrupção após semana de pausa por viagem aos EUA

  • Exportações brasileiras de carne de frango crescem 9,4% em janeiro; veja quais ações podem se beneficiar do momento

O post Lula confirma viagem para abrir mercado de carne no Japão; ‘precisamos fomentar crédito para agricultura’ apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.