Fortes chuvas em Gaza inundam centenas de tendas que abrigam milhares de deslocados

As fortes chuvas que atingiram nesta quinta-feira, 6, a Faixa de Gaza, inundaram centenas de tendas de campanha que abrigam milhares de deslocados nas cidades de Khan Yunis, Rafah, e também na zona humanitária próxima de Mawasi, informou a agência de notícias palestina “Wafa”.

Muitas pessoas deslocadas foram forçadas a passar a noite ao ar livre, enfrentando baixas temperaturas e fortes ventos que destruíram o que restava de suas tendas inundadas.

O escritório de imprensa do governo de Gaza, administrado pelo Hamas, advertiu que as equipes da Defesa Civil não podem ajudar os moradores devido aos seus recursos limitados e fez um apelo urgente para o fornecimento de tendas de campanha, casas pré-fabricadas e equipamentos para consertar ruas e estradas.

“Até agora, recebemos apenas 5% das tendas necessárias e nem um único trailer chegou. A situação está piorando, pois as tendas estão sendo levadas pelo vento e a ajuda de que precisamos não está chegando”, disse o escritório de mídia do governo de Gaza.

A ofensiva lançada pelas tropas de Benjamin Netanyahu contra a Faixa de Gaza em 7 de outubro de 2023, que já dura mais de 15 meses, fez com que 90% da população de Gaza fosse deslocada e muitos deles ficassem desabrigados devido aos bombardeios.

As tendas se tornaram um refúgio para os palestinos, incluindo aqueles que retornaram ao norte do enclave nos últimos dias após o cessar-fogo entrar em vigor e encontraram suas casas em ruínas.

Outros moradores de Gaza, sem tendas, vivem em escolas, prédios abandonados ou mesmo nas ruas, sem qualquer meio de proteção contra o frio e as tempestades.

A escassez de combustível também complica a vida diária desses palestinos, que não conseguem obter nenhum meio de aquecimento.

Em meio a essa situação, o governo israelense está avançando com a proposta lançada ontem pelo presidente americano, Donald Trump, de expulsar os quase dois milhões de habitantes de Gaza e assumir o controle da Faixa.

Hoje, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ordenou que as Forças de Defesa de Israel preparem um plano para a evacuação de civis, que inclui sua partida por terra, ar e mar.

++ Notícias

  • Chuvas obrigam milhares de australianos a fugir e governo dá alerta sobre crocodilos

  • Milhares protestam em Berlim contra extrema-direita

  • Google tem resultados fortes no 4º tri impulsionado por IA, mas vendas decepcionam; ações caem

  • Trump volta a defender que EUA tomem Gaza, mas diz que caberá a Israel retirar palestinos

  • Egito confirma que reabriu passagem de Rafah para transferir feridos de Gaza

O post Fortes chuvas em Gaza inundam centenas de tendas que abrigam milhares de deslocados apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.