Lula diz que Alcolumbre e Motta terão bom relacionamento com Executivo

Ao receber nesta segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, os presidentes recém-eleitos da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e o do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ambos terão bom relacionamento com o governo.

“Estou aqui com Davi Alcolumbre, eleito presidente do Senado com 73 votos, com o companheiro Hugo Motta, eleito presidente da Câmara com 444 votos. Eu estou muito feliz. Primeiro porque sou amigo dos dois, tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm. E eu quero, na frente de vocês, dizer que eles não terão problema na relação com o poder executivo”, afirma Lula

O presidente previu que após o cumprimento dos mandatos deles, que termina junto com o seu na Presidência, em 2026, o país terá outro momento político.

“Estou convencido que daqui a dois anos a gente vai poder, com muito orgulho, notar que constataram que a democracia foi reestabelecida na sua plenitude”, afirma.

Leia mais: Bancada do PCdoB na Câmara discute agenda prioritária e desafios para 2025

Lula disse ainda que não enviará projetos ao Congresso sem antes consultar as lideranças políticas do Legislativo.

“Tenho certeza de que a nossa convivência vai ser exemplo, exemplo para o futuro e exemplo para aqueles que hoje fazem o presente e muitas vezes não querem entender a necessidade da convivência democrática. Tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. Cada um tendo noção exata do seu papel”, prevê.

Alcolumbre destaca que o encontro é um gesto de união para que tanto o Executivo quanto o Legislativo trabalhem para melhorar a vida do povo brasileiro.

“Vossa excelência é presidente do nosso país, tem compromisso com os brasileiros, e o Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. E eu tenho certeza que esse é o espírito colaborativo”, disse o novo presidente do Senado.

O senador ainda afirma que “não tem tempo de criar crise” onde não existe. “Nosso país ainda tem muitas desigualdades, a gente não tem tempo de criar crise onde não existe, porque nosso tempo tem que ser usado integralmente em entregar para as pessoas. Nós precisamos entregar enquanto Legislativo, precisamos apoiar a agenda do governo, precisamos debater na casa do povo, aprimorar as agendas prioritárias do governo”, diz Alcolumbre.

“A Câmara dos Deputados estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país. Rege a nossa Constituição que os poderes devem ser independentes e harmônicos, e harmonia, penso eu, que é o que o Brasil precisa”, defende Motta.

Pautas

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que ficou acertado no encontro que o governo vai enviar na próxima semana ao Congresso uma pauta detalhada com os projetos prioritários do governo para os próximos dois anos.

Estão no foco do governo a reforma tributária sobre a renda com o projeto que isenta de Imposto de Rende quem recebe até R$ 5mil; a proposta de combate aos crimes digitais; estímulo ao micro e pequeno empreendedor; o novo Plano Nacional de Educação (PNE); e o projeto que amplia penas de crimes ambientais.

O post Lula diz que Alcolumbre e Motta terão bom relacionamento com Executivo apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.