Saiba quem foi o prefeito comunista de Goiânia

João Paulo Teixeira

Especial para o Jornal Opção

Me deparei com uma informação inédita. Comprei o livro de coletânea de contos do maior escritor goiano, Bernardo Élis, em reunião por Gilberto Mendonça Teles. Lá tem uma breve biografia do advogado, juiz e escritor imortalizado pelo “Veranico de Janeiro” e obras da mais fina capacidade como “A enxada” e a “Cheia do Rio Corumbá”.

Aponta um trecho novo, que a maioria dos goianiense e goianos talvez não saibam, eu incluso: Bernardo Élis exerceu o cargo de prefeito de Goiânia. E o fez por duas vezes, além de ter sido secretário municipal e ocupado outros cargos na máquina pública. (Como se sabe, o escritor era tímido; ainda assim, era uma eminente figura pública.)

Um amigo, o advogado e jornalista Nilson Gomes, que foi próximo de Bernardo Élis (os dois conversavam quase todos os dias), diz que o escritor nunca chegou a mencionar que havia ocupado o cargo. Por quê? Simples: não era um homem vaidoso. O que importava para ele era sua literatura. Vale frisar que seu romance “O Tronco” foi elogiado por Monteiro Lobato e Guimarães Rosa. As cartas de ambos são magníficas.

Outra coisa que pouco se sabe: Bernardo Élis sabia tupi e chegou a traduzir um livro a partir do inglês (não teve coragem de oferecê-lo uma editora).

Bernardo Élis, que tirava da advocacia trabalhista a matéria prima de suas obras imortais, foi oficialmente filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). O quarto ocupante da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras foi o primeiro e talvez o único comunista a assumir a prefeitura mais pujante do Brasil Central.

João Paulo Teixeira, publicitário, é dono da agência Mind Digital. É colaborador do Jornal Opção.

O post Saiba quem foi o prefeito comunista de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.