Lençóis Maranhenses são declarados patrimônio natural da humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado patrimônio natural da humanidade. O anúncio oficial aconteceu na última sexta-feira, 26, pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Nova Déli, na Índia. Os conhecidos Lençóis Maranhenses são dunas de areias brancas com lagos pluviais, no noroeste do Maranhão, a 250 km da capital São Luís. 

O Parque Nacional está em uma zona de transição entre Cerrado, Amazônia e Caatinga. São 155 mil hectares e uma dinâmica social com as comunidades vizinhas que puxa desenvolvimento econômico e preservação ambiental. É oficialmente a maior duna da América do Sul.

Os critério usados pela Unesco para conceder o título foram beleza natural, limites, plano de manejo do parque e a proteção da área.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, após a nomeação, afirmou: “O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo”.

Na sequência, Sabino complementou dizendo que “Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”.

Outros sete lugares no Brasil fazem parte da lista de Patrimônio Natural da Humanidade. São eles: o Pantanal, a Costa do Descobrimento, a Amazônia Central, o completo Ilhas Atlânticas, Vale do Ribeira, o Parque Nacional do Iguaçu e o complexo Chapada dos Veadeiros.

Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas para esse anúncio da Unesco. Na mesma categoria que os lençóis maranhenses, foram avaliados: Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia (província da China); The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa entre o Reino Unido e a Irlanda do Norte); e Vjetrenica Cave, Ravno (caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala, na Bósnia e Herzegovina).

Leia também:

Associação de Procuradores Ambientais alerta descontrole de concessões para desmatamento

Parque da Chapada dos Veadeiros ganha novas cachoeiras paradisíacas

O post Lençóis Maranhenses são declarados patrimônio natural da humanidade apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.