Quem quer Raquel no PT em 2026 é o poderoso Rui Costa

Por Magno Martins, rompendo um pouco as férias vapt-vupt

O deputado estadual João Paulo, ex-prefeito do Recife, foi tachado de lunático, ontem, por setores do PT, o seu partido, e segmentos da esquerda, ao admitir, numa entrevista à Rádio Folha, que a governadora Raquel Lyra, hoje ainda militando no PSDB, disputará a reeleição em 2026 no PT ou com o apoio do partido.

Na verdade, quem está fazendo essa aposta no plano nacional é o ministro da Casa Civil, Rui Costa, padrinho de Raquel na gestão Lula. Desde que chegou a despachar no gabinete mais próximo ao de Lula, no Palácio do Planalto, Rui estendeu o tapete vermelho para a governadora.

Leia mais

É pela Casa Civil que fluem – na realidade andam na velocidade de foguete – todas as demandas do Governo de Pernambuco. João Campos, provável adversário de Raquel em 2026, sabe disso há muito tempo. E já teria se queixado a Lula, que fez de conta não ter entendido.

Com Lula, o poderoso Rui Costa vai mais além nas projeções da sua aposta em Raquel. Tem certeza de que a hoje tucana se filia ao PT, partido que seu pai, o ex-governador João Lyra Neto, já militou. E será com o simbolismo petista que a governadora irá à reeleição.

O tempo dirá. Mas foi isso que levou João Paulo a antecipar o jogo.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.