Número de bolsonaristas que ligam Bolsonaro ao 8/1 triplica e atinge 37%

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda (6) revela que 86% dos brasileiros desaprovam as invasões do 8 de janeiro de 2023 e 7% aprovam. Outros 7% não sabem ou não responderam.

Em meio ao avanço das investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado e do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso, uma pesquisa Quaest divulgada na última segunda (6) revela que Jair Bolsonaro perdeu apoio na opinião pública, especialmente entre eleitores considerados moderados. Dois anos após as invasões de 8 de janeiro de 2023, 86% dos brasileiros continuam a rejeitar os atos golpistas, incluindo 85% dos eleitores de Bolsonaro.

A pesquisa revela que 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro influenciou ou participou do planejamento da tentativa de golpe.

Segundo a Quaest, 37% daqueles que declararam voto em Bolsonaro em 2022 hoje reconhecem que ele exerceu influência sobre o episódio de invasão na sede dos Três Poderes. Ao longo de 2023, esse percentual permaneceu em 13%. Entre esses eleitores, porém, ainda prevalece a percepção de que o ex-presidente não teve participação no ocorrido, apesar de esse índice ter passado de 80% para 55%, no mesmo período.

O cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, destaca que há uma mudança de tendência: se antes as pesquisas indicavam que haveria um avanço da relativização da participação de Bolsonaro nos atos pelos brasileiros, o movimento não se confirmou.

A pesquisa é publicada em meio às comemorações da resistência à tentativa de golpe do oito de janeiro de 2023 orquestrada pelo líder da extrema direita, Jair Bolsonaro. Nesta quarta (8) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o ato “Abraço da Democracia”, em Brasília, em companhia de representantes dos poderes Judiciário e do Legislativo.

O post Número de bolsonaristas que ligam Bolsonaro ao 8/1 triplica e atinge 37% apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.