Prefeito da Serra, ES, nomeia namorada para cargo comissionado na Secretaria de Fazenda


Weverson Meireles (PDT), eleito nas eleições de outubro de 2024, nomeou Lorrana Ferreira para o cargo de assistente técnica na secretaria municipal. Weverson Meireles (PDT), é candidato à Prefeitura da Serra, no Espírito Santo, e vai disputar o segundo turno
Reprodução/TV Gazeta
O prefeito eleito da Serra, na Grande Vitória, Weverson Meireles (PDT), nomeou nesta segunda-feira (6) a própria namorada para um cargo comissionado na prefeitura da cidade. Lorrana Ferreira foi nomeada para o cargo de assistente técnica na Secretaria Municipal de Fazenda.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Lorrana trabalhava na gestão anterior na direção do Departamento de Turismo, na Secretaria de Turismo, e de acordo com o Portal da Transparência da prefeitura, tinha um salário bruto estimado em R$ 6.927,16.
Com o novo posto, o salário poderá chegar até R$ 16.069,80 mensais.
O g1 procurou o prefeito para comentar sobre a nomeação, mas não teve nenhum retorno. A Prefeitura da Serra disse que a nomeação desses cargos, de acordo com a lei nº 2.360/ 2001, é de livre escolha do gestor e obedece todos os critérios legais.
Além disso, informou que a gestão vai unir a boa técnica e a boa política, priorizando equipes qualificadas e também com histórico de serviços prestados ao poder público. Informou ainda que vai reduzir em 10% os cargos em comissão.
LEIA TAMBÉM:
TSE rejeita recurso de prefeito e Presidente Kennedy, ES, vai ter novas eleições
Prefeito de Cariacica, no ES, se afasta do cargo para transplante de rim doado pelo irmão
Atitude não recomendável
A Transparência Capixaba também foi procurada pelo g1, mas não houve nenhum retorno até a última atualização da reportagem.
O cientista político Fernando Pignaton, disse que a escolha do prefeito não é ilegal, mas é polêmica e desvia o foco central do que deve ser priorizado na gestão.
“Não é recomendável, principalmente para prefeitos que se elegeram agora. A prioridade é que ele esteja presente e discuta os planos. A população está sedenta para participar no planejamento público. Então, é essencial que o prefeito não tome atitudes que desviem disso. É uma atitude polêmica e tira o foco daquilo que deveria ser o principal, ainda mais para um prefeito tão jovem quando o da Serra” , comentou.
Pignaton reforçou que a decisão também não é politicamente vantajosa para o prefeito.
“Por mais que a pessoa tenha competência para o cargo e tenha demonstrado isso em outros lugares, não é recomendável do ponto de vista da comunicação social. Vai desviar o assunto e a discussão da cidade tem que ficar voltada para o planejamento”, completou.
Weverson Meireles foi eleito prefeito da Serra no segundo turno das eleições 2024. Com 100% das urnas apuradas, ele ficou com 60,48% dos votos válidos (138.071 votos). Pablo Muribeca, do Republicanos, ficou com 39,52% dos votos (90.227 votos).
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.