Maurício Lima é promovido a CEO da Abril e Sergio Ruiz pode ser diretor de redação da Veja

O diretor de redação da revista “Veja” Maurício Lima foi promovido a CEO da Editora Abril e, por isso, deverá ser substituído, possivelmente, pelo redator-chefe Sérgio Ruiz. Os dois são muito ligados. O foco de ambos parece ser economia, que é o foco do grupo que dirige a publicação.

Maurício Lima substitui Fábio Carvalho, promovido a chairman do grupo e publisher da Abril Holding.

Profissional experiente, Maurício Lima trabalha na Editora Abril, entre “Exame” e “Veja”, há quase 20 anos. Ele foi repórter, editor, editor-executivo, editor-chefe e diretor de redação. Está na “Veja” há mais de oito anos.

Sob o comando de Maurício Lima, a “Veja” passou a defender mais o mercado, porém sem assumir posições de direita, ao contrário da gestão de Eurípedes Alcântara (que está no “Estadão”). A cobertura caiu muito, sobretudo as resenhas de livros. Quase não há mais comentários substanciosos de obras literárias, de história e de filosofia. Algumas vezes, um romance importante — por exemplo, de Orhan Pamuk — ganha no máximo algumas linhas na seção “Veja Recomenda”. Algumas críticas de cinema parecem releases promocionais. Numa palavra, está faltando “pegada” no material cultural da revista. Jerônimo Teixeira está fazenda falta. Muita falta.

Aqui e ali, a “Veja” publica um furo, graças aos bons repórteres remanescentes. No geral, o jornalismo da revista anda burocrático, com escassas reportagens especiais. A reportagem de capa desta semana, que “promove” o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, nada diz de relevante. É um cozinhadão do que todo leitor mediamente informado sabe.

Mas de Maurício Lima todos dizem a mesma coisa: é profissional competente, sério e equilibrado.

“A minha prioridade será promover o crescimento, fortalecer as nossas operações e explorar novas oportunidades de investimento e expansão”, afirma Maurício Lima. “Também me concentrarei em manter uma supervisão rigorosa das métricas de desempenho financeiro, operacional e de mercado para garantir práticas de gestão sustentáveis e eficientes.”

O príncipe é Sérgio Ruiz. Mas e Monica Weinberg?

Se Sérgio Ruiz Luz é o mais cotado para assumir o comando da “Veja”, há jornalistas competentes e experimentados na redação: Fábio Altman (dono do melhor texto da publicação), José Roberto Caetano (especializado em economia) e Monica Weinberg. Entre outros.

Num gesto ousado, Maurício Lima poderia indicar Monica Weinberg para o cargo de diretora de redação. Seria a primeira da história da “Veja”, que, em termos de direção, é um Clube do Bolinha. Foram diretores de redação: Mino Carta, José Roberto Guzzo, Mario Sergio Conti, Eurípedes Alcântara, André Petry e Maurício Lima.

Monica Weinberg é uma repórter e editora competente. No momento, além de chefe da Sucursal do Rio de Janeiro, é redatora-chefe.

O post Maurício Lima é promovido a CEO da Abril e Sergio Ruiz pode ser diretor de redação da Veja apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.