PRD, partido do presidente da Câmara, define Markim Goyá como líder da bancada

O vereador Markim Goyá foi escolhido como o líder do Partido Renovação Democrática (PRD), partido de Romário Policarpo, presidente da Câmara Municipal de Goiânia. A definição ocorreu em reunião da legenda na terça-feira, 7, e foi confirmada pelo próprio parlamentar.

“Conversamos ontem com os vereadores Cabo Senna e Romário Policarpo, junto ao Jorcelino Braga (secretário geral da legenda), e agora está confirmado”, disse Goyá, em contato com o Jornal Opção.

Com a confirmação do vereador na liderança do PRD, apenas o Partido dos Trabalhadores (PT), Progressistas (PP), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ainda não confirmaram os líderes de bancada.

Na última sexta-feira, 3, o Jornal Opção adiantou a situação da liderança de bancadas do partidos na Casa e as definições. Confira todos os líderes já confirmados:

MDB: Bruno Diniz;

PL: Willian Veloso (rodízio);

Solidariedade: Léo José;

União Brasil: Denício Trindade;

Republicanos: Geverson Abel;

Democracia Cristã (DC): Wellington Bessa;

Agir: Dr. Gustavo;

Avante: Thialu Guiotti;

Partido Democrático Trabalhista (PDT): Juarez Lopes;

Podemos: Léia Klebia

Liderança de bancada

Segundo o Regimento Interno da Câmara, o líder de uma bancada pode ter direito ao “Tempo de Liderança”, no qual ele pode usar uma fala de cinco minutos em qualquer momento das sessões ordinárias.

“Facultado ao líder de Bancada ou Bloco Parlamentar, ou ao Vereador sob sua liderança por ele designado, usar da palavra por uma vez, em qualquer momento das sessões ordinárias, salvo quando houver orador na Tribuna, por 5 (cinco) minutos improrrogáveis, vedados os apartes, para comunicação que julgar relevante, urgente e de interesse do seu Partido e/ou da Câmara”, diz o texto do Regimento Interno.

Conforme indicou o trecho, os vereadores também podem montar blocos entre parlamentes de vários partidos. Por exemplo, o bloco Vanguarda que atuou entre 2022 e 2023 pelo Legislativo.

Os líderes de bancada também terão direito a receber o polêmico bônus de R$ 6,9 mil, aprovado no final do ano passado. A matéria que foi incluída como um “jabuti” da Reforma Administrativa do prefeito Sandro Mabel (UB) também prevê a gratificação para membros da Mesa Diretora, além de presidentes de comissões, ouvidorias, procuradorias temáticas e frentes parlamentares. Assim como os líderes partidários, o líder de Governo também está incluído.

Leia também:

Líderes de bancadas na Câmara de Goiânia caminham para definição

Bruno Diniz é o líder da bancada do MDB na Câmara de Goiânia

O post PRD, partido do presidente da Câmara, define Markim Goyá como líder da bancada apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.