Goiás se destaca com quatro cidades com destinos turísticos mais visitados do Brasil

Com avanços no ramo de turismo, Goiás conquistou posição de destaque no cenário nacional ao figurar com quatro cidades na principal categoria do ranking que avalia o fluxo de turistas e a geração de empregos formais no Brasil. O levantamento, divulgado pelo Ministério do Turismo na última quarta-feira, 18, colocou Goiânia, Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, que inclui os destinos mais relevantes do país. Essa conquista ressalta a força econômica e cultural do estado, que ainda lidera em formalização de profissionais da área no Centro-Oeste.

Segundo a pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os dados refletem o desempenho de 2021 e apontam um impacto econômico expressivo: 276 estabelecimentos de hospedagem nas quatro cidades goianas geraram mais de 6 mil empregos diretos e arrecadaram R$ 11 milhões em tributos. Esses números colocam Goiás lado a lado com destinos turísticos renomados como Porto Seguro (BA), Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP).

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o crescimento do setor no estado é motivo de orgulho e também de desafio. “Temos um grande desafio pela frente, que é o de formalizar os profissionais que lidam diretamente com o turismo, e que fazem com que pouco mais da metade dos nossos destinos figurem na categoria D. Mesmo assim, temos que celebrar os avanços conquistados pelos demais municípios, que estão galgando melhorias neste quesito, e estão ampliando a participação da receita local com o turismo. Ver Pirenópolis alcançado a principal categoria é motivo de muita alegria”, afirmou.

Pirenópolis volta a brilhar no cenário nacional

Um dos destaques do levantamento é o retorno de Pirenópolis à categoria A. A cidade histórica, conhecida por suas cachoeiras, arquitetura colonial e rica agenda cultural, reafirma sua posição como um dos polos turísticos mais importantes do estado. 

Junto com Pirenópolis, Caldas Novas e Rio Quente compõem a renomada região das Águas Quentes, consolidada como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. O presidente da Goiás Turismo destacou o exemplo de Rio Quente, que arrecadou sozinha R$ 5,1 milhões em tributos e gerou quase 2 mil empregos formais, mesmo com apenas três hotéis cadastrados. “Uma cidade que em 2022 registrava quase 4 mil habitantes, ter quase 50% dos empregos destinados ao turismo é muito relevante. Junto com Caldas Novas, formam a região das Águas Quentes, um dos principais destinos turísticos do Brasil”, avaliou Fabrício Amaral.

Avanços na formalização do turismo

Outro destaque do setor em Goiás é o avanço na formalização de profissionais e empresas turísticas. O estado atingiu em 2024 a marca de 8.200 registros no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que certifica prestadores de serviços turísticos. Desde 2019, o número de adesões saltou de 1.280 para mais de 8 mil, posicionando Goiás como líder em formalização no Centro-Oeste.

Esse crescimento não apenas proporciona maior segurança aos viajantes, mas também amplia benefícios aos trabalhadores e empreendedores do setor.“Estamos diante de dados econômicos e de formalidade do setor que refletem o ano de 2021, ou seja, ainda dentro da pandemia. Nossa expectativa é que esse cenário seja redesenhado nos próximos levantamentos do Ministério do Turismo, pois vamos retratar um novo cenário, pós-pandêmico, onde o turismo goiano tem avançado a passos largos, acumulando recordes na formalização dos profissionais do setor, e de fluxo de turistas nos nossos destinos”, explicou Fabrício Amaral.

Impacto regional e nacional do Mapa do Turismo

A pesquisa do Ministério, que registrou um aumento de 151% no número de municípios na categoria A em âmbito nacional, destaca a importância do Mapa do Turismo para a definição de políticas públicas. Em Goiás, esse instrumento é importante para identificar os pontos que precisam de mais atenção e para potencializar os destinos que já se destacam.

Com 91 municípios cadastrados no Mapa, sendo que 40,7% estão nas categorias A, B e C, Goiás reforça sua relevância no turismo brasileiro.

Leia também:

Chapada dos Veadeiros sedia um evento internacional de turismo em 2025

Conheça os destinos mais visitados de Goiás e também os mais baratos

O post Goiás se destaca com quatro cidades com destinos turísticos mais visitados do Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.