A estratégia da Lupo: ‘Comprou meia? Leva um tênis’

Um bom vendedor de calçados sabe: “vendeu o tênis? Oferece a meia.”

A Lupo quer inverter essa lógica.

A centenária fabricante de meias e cuecas, que é praticamente sinônimo da categoria no Brasil, vai estrear no mercado de tênis casuais.

Segundo a CEO Liliana Aufiero, o projeto teve início antes da pandemia, mas só agora a Lupo chegou a um tênis que atendeu as expectativas da executiva.

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Os tênis serão fabricados por uma fábrica parceira, e Liliana disse que a Lupo não tem um público-alvo definido. 

“É um tênis confortável e que vai crescer com o boca a boca. A pessoa vai comprar uma meia na Lupo e vai ver o tênis nas lojas,” Liliana disse ao Brazil Journal.

O lançamento deve acontecer ainda no primeiro semestre. Nas próximas semanas, milhares de funcionários da empresa – especialmente os vendedores nas lojas – vão receber os seus pares.

A princípio serão três modelos, numa faixa de preço entre R$ 300 e R$ 350 e vendidos exclusivamente nas 753 franquias da Lupo.

Esta é a segunda incursão da Lupo no mercado de tênis. A primeira aconteceu em outubro, quando a empresa anunciou que começaria a vender tênis esportivos da marca americana Saucony nas lojas Lupo Sport.

Segundo Carlos Alberto Mazzeu, o diretor-geral da Lupo, a empresa também vê espaço para entrar com a marca própria no segmento esportivo, mas ainda não sabe quando.

“Começamos com a Saucony porque queríamos uma marca que fosse relevante no mundo esportivo, que já tivesse ‘o’ produto,” disse ele.

Por enquanto, os tênis da Saucony só estão sendo vendidos na loja própria da Lupo Sport, mas em breve também irão para os franqueados.

O mercado de tênis casuais – e confortáveis – está em franco crescimento. Segundo a Euromonitor, a flexibilização do dress code das empresas permitindo o uso de tênis deve levar o mercado dos atuais R$ 6,5 bilhões para R$ 12,2 bilhões em 2028.

Já os tênis de corrida devem crescer ainda mais, segundo a consultoria: de R$ 2,7 bilhões para R$ 4,2 bilhões no mesmo período.

Para a Lupo, isso pode representar ganhos importantes, especialmente para sua marca principal, que tem apresentado taxas de crescimento menores que a Lupo Sport e a Trifil.

Nos nove primeiros meses do ano, as vendas de artigos da marca Lupo (que representam quase 70% do faturamento) cresceram 2,9%, enquanto Lupo Sport e Trifil tiveram altas de 11,7% e 14,4%, respectivamente. 

Recentemente, outras marcas de vestuário também lançaram seus tênis. A Azzas 2154, por exemplo, criou modelos para marcas como Hering e Farm.

André Jankavski

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