Governo prepara programa de construção de banheiros e reforça investimentos no MCMV

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula (PT), está preparando o lançamento do programa “Todas as Casas com Banheiro”, iniciativa que visa levar dignidade e condições básicas de saneamento às famílias brasileiras mais vulneráveis. O programa pretende construir cerca de 4 milhões de banheiros em residências que hoje não possuem esse recurso essencial, está em fase de desenvolvimento e será apresentado à Casa Civil nos próximos meses.

A decisão foi anunciada pelo presidente Lula no dia 26 de novembro, durante a abertura do 99° Encontro Nacional da Indústria de Construção, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria de Construção (Cbic). O presidente destacou a urgência do projeto e enfatizou que a construção de banheiros não é um gasto, mas um investimento em dignidade e saúde pública. “Eu não quis acreditar quando soube que 4 milhões de famílias no Brasil não têm banheiro. Se o governo não tem condições de garantir algo tão básico, não tem condições de nada”, declarou Lula.

Na ocasião, Lula disse ainda que não faltarão recursos para atender a demanda. “Depois não venha a Fazenda falar: isso é gasto. Não venha dizer, porque isso não é gasto, é decência, é respeito. Eu vi na televisão as pessoas indo para o mato, sem lugar para tomar banho”, afirmou.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, está à frente da elaboração do programa e afirmou que a proposta será apresentada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, em breve. Durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, Jader ressaltou a importância da medida e garantiu que a prevenção de desastres climáticos também é prioridade, especialmente com a chegada das chuvas de fim de ano.

Minha Casa Minha Vida segue avançando

Paralelamente ao desenvolvimento do programa “Todas as Casas com Banheiro”, o governo reforçou que o programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) segue com recursos garantidos, mesmo em meio a discussões sobre cortes orçamentários. Segundo Jader Barbalho, tanto as obras destinadas à Faixa 1, para famílias com renda de até R$ 2.640, e Faixa 2, para rendas superiores, estão asseguradas.

O programa alcançou a marca de 1 milhão de unidades contratadas em setembro deste ano, com previsão de superar a meta de 2 milhões de unidades contratadas até o fim do mandato. Até a semana passada, já haviam sido contratadas 1,186 milhão de unidades em todas as modalidades, incluindo subsídios, residências rurais e aquelas financiadas pelo FGTS.

O drama da falta de banheiros no Brasil

A criação do programa de banheiros tem como base o estudo “A vida sem saneamento: para quem falta e onde mora essa população?” do Instituto Trata Brasil, divulgado em 16 de novembro. Segundo o levantamento, mais de 1,3 milhão de residências brasileiras não possuem banheiro de uso exclusivo, afetando cerca de 4,4 milhões de pessoas.

A maioria dessas residências está localizada no Nordeste, onde 63,1% dos lares com essa privação estão concentrados. Estados como Maranhão, Bahia e Piauí apresentam os maiores índices de falta de banheiro, uma situação que se reflete diretamente na qualidade de vida da população.

O estudo também revela que a população parda é a mais afetada pela falta de saneamento, representando 73,7% das pessoas em condição de privação de banheiro. Além disso, 40% dos afetados têm menos de 20 anos, e a maioria vive em situação de pobreza, com renda familiar de até R$ 2.400 por mês.

Para Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, a falta de saneamento impacta diretamente na saúde, educação e trabalho dos brasileiros. “É inadmissível que ainda tenham 4,4 milhões de brasileiros e brasileiras vivendo em residências sem acesso ao banheiro e que entre essas pessoas, a maioria são jovens em uma situação tão precária. Mudar essa realidade a partir do acesso pleno ao saneamento básico significa oferecer uma vida digna para os cidadãos”, disse.

Com o lançamento iminente do programa “Todas as Casas com Banheiro”, o governo federal dá um passo importante para enfrentar essa realidade, reafirmando o compromisso com a inclusão social e a melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.

__

com informações do governo federal e agências

O post Governo prepara programa de construção de banheiros e reforça investimentos no MCMV apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.