Em diplomação de Mabel, Caiado aponta desafios de Goiânia e critica governo federal

*Colaboração de Tathyane Melo

O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira, 19, da solenidade de diplomação dos eleitos no pleito municipal 2024 de Goiânia. A cerimônia certifica que o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil), a vice-prefeita Coronel Claudia (Avante), os 37 vereadores e seus respectivos suplentes estão aptos a tomar posse em 1º de janeiro de 2025. O evento ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).

Durante coletiva de imprensa, Caiado falou sobre os problemas enfrentados por Goiânia e destacou que com total apoio do Governo de Goiás, os hospitais estaduais têm sido utilizados para atender a crescente demanda da Capital. “O secretário de Saúde, Rasível Reis, lidera um estudo integrado, em articulação com a equipe de gestão e gabinetes de crise instalados nos hospitais, para lidar com a crise que se agrava diariamente, afetando ambulâncias, maternidades e hospitais”, explicou o governador.

Segundo ele, desde o incício da intervenção estadual da saúde em Goiânia, embora ainda haja desafios nas enfermarias, todas as demandas estão sendo atendidas rapidamente. No entanto, Caiado afirmou que “é inaceitável que o Hospital das Clínicas, administrado pelo governo federal, mantenha 200 leitos parados e mais de 40 leitos de UTI fechados, mesmo diante de um cenário crítico”.

O governador de Goiás afirmou que a responsabilidade pelo funcionamento desses leitos é do governo federal, que precisa agir para liberar essa estrutura e colaborar com o enfrentamento da crise, como o Estado tem feito ao abrir novos leitos no interior para atender Goiânia.

“Sobre a gestão estadual, reafirmo que estamos comprometidos com as demandas emergenciais da saúde, sem qualquer ingerência sobre unidades federais. Acreditamos que esforços conjuntos entre município, Estado e União são essenciais neste momento”, finalizou Caiado, criticando a “omissão completa do governo federal”.

Além disso, parabenizou o prefeito Sandro Mabel por sua dedicação. “Estou confiante de que, com o apoio do governo estadual, superaremos os desafios atuais e faremos de Goiânia a capital mais bem avaliada do Brasil”, apontou Caiado.

“Colapso na economia”

Apesar dos indicadores positivos, Caiado disse que o Brasil vive um “colapso na economia”. Ao criticar as ações de Lula, foi questionado se um impeachment seria a solução.

“Não acredito que um impeachment seja a solução. O governo federal optou por aumentar a dívida pública como estratégia de gestão econômica, enquanto em Goiás seguimos uma abordagem oposta: restringir o Estado e investir na iniciativa privada para gerar empregos e impulsionar o PIB. Essa estratégia tem sido bem-sucedida, colocando Goiás como o Estado mais bem avaliado do país”, disse Ronaldo Caiado.

O post Em diplomação de Mabel, Caiado aponta desafios de Goiânia e critica governo federal apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.